domingo, 24 de novembro de 2013

INSTALAÇÃO DE FREIOS DE ESCORT XR3 MK5 NO ESCORT ZETEC MK7 Escort RS 1.8 16V (Utilizado como exemplo)
    Aprenda agora como melhorar ainda mais a capacidade de frenagem do Escort Zetec ( 1997 > ) instalando nele freio a disco nas quatro rodas do Escort XR3 2.0i ( 1993 > ). Você vai sentir uma grande diferença na frenagem em altas velocidades. Para fazer a adaptação você vai precisar encontrar em um desmanche ( ferro-velho ) um Escort XR3 2.0i, Verona S 2.0i ou um Pointer GTi. Você vai ter que adquirir as seguintes peças: - um par de pinças dianteiras, só as pinças; - um eixo traseiro com as contas de eixo completas;
- dois trava cabos de aço, o menor que você encontrar (para o cabo do freio de mão ficar preso no sistema do freio a disco). Comparativo da pinça de freio Obs.: Verifique o estado dos vedadores das pinças dianteiras e traseiras, quanto a rasgos e vazamentos. Verifique também o estado dos flexíveis traseiros, pois você irá usa-los na adaptação.
Comparativo dos discos de freio Aconselho a comprar novos os seguintes itens: - par de discos dianteiros; - jogo de pastilhas dianteiras; - par de discos traseiros; - jogo de pastilhas traseiras; - 3 frascos de 500ml de líquido de freio DOT4 ou superior. Comparativo das pastlhas de freio Após estar de posse de todo o material e com este devidamente inspecionado e limpo, lave ou mande lavar o veículo por baixo, para evitar a contaminação do sistema durante a desmontagem / montagem.
       Para este serviço o ideal seria executa-lo em um elevacar, mas na falta deste pode-se utilizar, no mínimo 4 suportes de descanso. Obs.: Não utilize apenas o macaco como apoio, este pode apresentar alguma falha e provocar um acidente, provocando danos materiais assim como ferimentos graves.
Comparativo freio a discoRoda dianteira com disco originalNA DIANTEIRA: 1 - Afrouxe as porcas das rodas. 2 - Levante a dianteira do veículo, apoiando o agregado sobre os descansos, de forma que os braços da suspensão fiquem livres. Utilize dois descansos para isso. Na traseira apóie os descansos no lugar marcado, destinado ao macaco original. Use os outros dois descansos. (Obs.: Cuidado para não amassar a caixa lateral) 3 - Remova as quatro rodas. Comparativo da pinça de freio4 - Na pinça dianteira, introduza uma chave de fenda entre o disco e a pastilha, criando um folga para facilitar a retirada da pinça. 5 - Solte o parafuso do flexível na pinça. Coloque o flexível dentro de um recipiente para que escorra o líquido de freio.
6 - Retire os dois parafusos que seguram a pinça no suporte da ponta de eixo e retire a pinça. Tirando fluido de freio
7 - Repita o procedimento do outro lado. (Obs.: Deixe escoar todo o líquido de freio, até não restar nada no depósito) 8 - Remova a trava do disco de freio, esta é um anel retém em um dos prisioneiros da roda. 9 - Com uma escova de aço, escove o cubo, retirando quaisquer impurezas oxidação que possa existir. (Obs.: A omissão da limpeza poderá acarretar vibrações na direção. Roda dianteira com disco de Escort XR310 - Coloque o disco novo. Fixe a pinça nova no lugar e após conecte o flexível de freio. 11 - Repita o procedimento do outro lado. Roda traseira ainda com tamborNA TRASEIRA:
   Tambor do Escort Zetec 1 -
Solte o flexível na carroceria, após retire a placa de fixação do flexível na carroceria. 2 - Remova o copo de proteção da porca da ponta de eixo, retire a porca e retire o conjugado cubo/tambor. 3 - Solte as travas dos patins, retirando-os do alojamento, Roda traseira ainda com tambor tornando possível a liberação do cabo de freio de mão. 4 - Repita o procedimento do outro lado. 5 - Solte o parafuso que prende o amortecedor no eixo traseiro. 6 - Repita o procedimento do outro lado. 7 - Solte o parafuso que prende o eixo na carroceria. 8 - Repita o procedimento do outro lado. Roda traseira com disco de freio9 - Remova o eixo traseiro completo. (Obs.: Os flexíveis saem junto) 10 - Instale o novo eixo a partir do passo 7 inversamente até o passo 4. 11 - Conecte os flexíveis. 12 - Utilizando os trava cabos, dobre a ponta do cabo de freio de estacionamento original até formar uma alça (cerca de 3,5cm). Prenda com trava cabo na alavanca do freio de estacionamento e aperte as porcas do trava cabos. 13 - Repita o procedimento do outro lado. Depósito do líquido de freioSangria do sistema: Complete o nível do depósito do líquido de freio com líquido novo. Abra o sangrador da roda traseira direita, em seguida sangre a dianteira esquerda. Repita o procedimento na traseira esquerda e após na dianteira direita.