domingo, 5 de janeiro de 2014

alfa romeu 164


Este sedã médio-grande, é uma das dádivas da tradicional fábrica italiana. Seu desenho saiu das pranchetas do genial estúdio Pininfarina. Seu projeto teve início no ano de 1984, e foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de Frankfurt no ano de 1987. A intenção da Alfa Romeo, em lançar o 164, era competir com os carros mais tradicionais da Europa, como Audi 100, BMW Série 5, Citröen Xm (outro carro que eu também gosto), etc... E recuperar os tempos áureos que os italianos tiveram nos anos 70. No início os Alfistas mais tradicionais, não gostaram da idéia do 164, possuir tração dianteira, mais depois, acabaram se acostumando. Seu interior era primoroso, com materiais de excelente qualidade, e muita tecnologia. Seu painel possui, diversos botões, o que o torna mais bonito. Possuía computador de bordo, ar condicionado, e regulagem elétrica dos bancos, eram alguns dos mimos oferecidos aos clientes. A Alfa, na Europa lançou o 164 em quatro tipos de motorização. Um 4 cilindros (simples) de 2000 cilindradas e 146 cv; um 4 cilindros turbo também de 2000 cilindradas, porém rendendo 175 cv; um V6 de 3000 cilindradas, com bloco de alumínio, comando único de válvula em cada cabeçote e duas válvulas por cilindro gerando 192 cv (184 cv com catalisador). Sua carroceria era galvanizada, evitando, os problemas que modelos anteriores da marca possuíram com ferrugem. O 164 tinha perfeito aceito na suspensão e direção, deixando o carro muito confortável de se guiar. No ano de 1992, foi criada a versão Super, que utilizava o motor V6, só que com duplo comando e quatro válvulas por cilindro, gerando 211 cv, suficiente para levar o 164 a 240 km/h. 164 no Brasil-

 Quatro anos após encerrar a produção do Alfa Romeo 2300, e com a liberação da importação de veículos, a Fiat trazia ao Brasil o sedã 164- sendo o primeiro carro importado por um fabricante instalado no Brasil, desde a abertura para as importações. A versão inicial tinha motor 3.0 V6 de 12 válvulas e 192 cv. O sucesso de critica foi imediato. O comportamento dinâmico, o conforto e os itens de comodidade, com ar-condicionado digital, suspensão traseira com autonivelamento e acabamento esmerado eram pontos fortes. Com a assistência técnica em concessionárias Fiat selecionadas, tinha um preço desanimador US$ 150 mil. Como o mercado logo se viu saturado de opções para todos os gostos de bolsos, as vendas não decolaram. Três anos depois com a diminuição dos impostos de importação e menor custo de transporte (a Fiat trazia os Alfas nos mesmos navios que levavam os produtos brasileiros para Europa), ele voltou a ser trazido e seu preço caiu bastante: US$ 55 mil, o mesmo que era pedido pelo Omega CD 3.0, com câmbio automático, na época o mais caro carro nacional. A potência baixava para 183 cv por adaptações à gasolina brasileira e aparecia a opção de câmbio automático. Em 1995 chegava como alternativa a versão 164 Super, com quatro válvulas por cilindro (ou 24) e 211 cv. Um carro com a aura de desempenho tradicional da Alfa para quem não abria mão do conforto. O 164 foi trazido até o final de sua produção (1997), num total de 6.227 unidades, sendo 1994 o melhor ano com 2.731 unidades. Na minha opinião, o Alfa Romeo 164 é a perfeita síntese, entre o luxo e a esportividade. Seu estilo clássico não esconde ser cuore sportivo, sendo capaz de levá-lo a 240 km/h. Já faz 15 anos que não vemos mais 164 0 km no Brasil. E a pelo menos uns 7 anos que a Fiat deixou de trazer Alfas para cá. O tempo passou, e nem tudo são flores. Com a falta de assistência da Fiat, todos os Alfas Romeos, acabaram ficando com fama de "bomba" no mercado de usados. Com isso o carro ficou muito desvalorizado e acabou caindo em mãos erradas. O 164, é um carro que quase não dá problema, apenas os causados por falta de manutenção. Aí sim a conta pode ficar cara, em diversos casos passando o valor de comercialização do carro que gira em torno de R$ 15 mil. Dois problemas críticos do 164, são os coxins do motor e o carter. O carter em especial, que é feito de alumínio, e devido a falta de um protetor, a baixa altura e a longa frente do carro se danifica com facilidade e dependendo do estrago não é possível realizar soldas. As mangueiras dos coletores de admissão costumam ressecar e apresentar entradas de ar, precisando ser substituídas. Elas estão cada vez mais difíceis de encontrar e costumam custar cerca de R$ 50 cada uma das seis necessárias para reparar o veículo. O Alfa 164 foi e ainda é desejado por muitos, mas assim como no passado, ainda é para quem não tem problemas em desembolsar uma boa quantia para possuir este clássico dos anos 90, pois o preço baixo de aquisição é apenas uma ilusão, que após a compra rapidamente se desfaz, a não ser que, o proprietário esteja disposto a por a mão no bolso para pagar o que pode ser chamado de justo, para uma máquina deste porte. A verdade é uma só: quem sonha em comprar um carro importado não pode esperar que ele possua um custo de manutenção equivalente a um carro popular nacional. Alguns problemas e algumas peças do Alfa Romeo 164, podem ser resolvidos ou trocadas, por peças de outros carros apresentando um resultado satisfatório. Se a marcha lenta oscilar demais e o carro chegar a morrer, a princípio o defeito aparenta ser a válvula de regulagem da marcha lenta, mas na maioria das vezes o problema esta no sensor MAF ou DEBIMETRO, que nas Alfas 164 é analógico. O problema pode ser solucionado instalando-se o sensor MAF do Omega 3.0 1993 nas Alfas 164 24v e o sensor MAF do Astra até 1996 nas Alfas 164 12v. O custo médio desse reparo é de R$ 550. Caixa de câmbio, conjunto embreagem( disco, platô e rolamento) e servo freio, em caso de defeito ou desgaste podem ser substituídos, pelos do Tempra Turbo. Pesquisando no Mercado Livre e no site de algumas auto-peças especializadas em Alfa Romeo os preços médios das principais peças são: Amortecedores- R$1.200,00 o par traseiro e R$900,00 o par dianteiro Pastilha de Freio- R$ 200,00 o par Kit de Embreagem Original- R$ 800,00 (versão 12v) e R$ 540,00 Tempra Turbo Retrovisor- R$ 200,00 cada Bandeja da Suspensão- R$ 316,00 cada Filtro de Óleo- R$ 29,00 Correia Dentada- R$ 120,00 Total- R$ 4.998,00 FICHA TÉCNICA ALFA ROMEO 164 Motor- Gasolina, dianteiro, transversal, 6 cilindros em V, alimentado por injeção eletrônica multipoint Bosch Monotronic Diâmetro x Curso 93,0 mm x 72,6 mm Cilindrada 2959 cm³ Taxa de compressão 10,0:1 Potência 215 cv a 6.300 rpm Potência Específica 72,65 cv/litro Torque 28,6 kgfm a 5.000 rpm Câmbio- (mecânico) 1° 3,75:1 2° 2,17:1 3° 1,52:1 4° 1,15:1 5° 0,91:1 Ré 3,54:1 Diferencial 3,35:1 Rotação a 100 km/h em 5° marcha- 2.850 rpm Carroceria- Monobloco, sedã, 4 portas, 5 ocupantes Tanque 70 litros Porta-Malas 454 litros Peso 1.507 kg Eixo dianteiro 912 kg Eixo traseiro 595 kg Peso/ potência 7,0 kg/cv Suspensão- Independente, Mc Pherson, com amortecedores pressurizados de dupla ação, molas helicoidais e barras estabilizadoras Dianteira Braços oscilantes inferiores transversais Traseira Braços tensores longitudinais e braços duplos transversais Freios- Discos autoventilados na dianteira e rígidos na traseira com ABS Direção- Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira, regulável em altura e profundidade, apresentando um diâmetro mínimo de curva de 10,8 m. Rodas & Pneus- Rodas Liga leve, 6 x 15 polegadas Pneus 195/65 R15 Equipamentos- De série: ABS, ar-condicionado, air-bag para motorista, vidros elétricos, código de segurança anti-furto, apoios de braço centrais dianteiro e traseiro, apoios de cabeça, bancos dianteiros com regulagem elérica e lombar(manual), cinzeiros e espelhos de cortesia iluminados, coluna de direção regulável, cortina pará-sol, direção hidráulica, lavador de faróis, vidros coloridos e pará-brisa degradê, rádio toca-fitas com antena eletrônica, regulador de altura dos fachos dos faróis, retrovisores externos com acionamento elétrico e aquecimento, rodas de liga leve, e travas elétricas para as portas, o porta-malas e o tanque de combustível. Opcionais: Air-bag para o passageiro do banco da frente, alarme anti-furto, CD player,

revestimento em couro, câmbio automático e teto solar elétrico.