sábado, 24 de julho de 2021

omega holden 5L40E transmission

Solenóide TCC com defeito. Defeito elétrico ou mecânico você quer identificar? Vou te passar os procedimentos de testes para possível defeito elétrico que é o mais comum. Se não for o seu caso, informe que eu te passo os procedimentos para testes mecânicos. Você precisa do Tech 2 para poder fazer os testes abaixo. O solenóide de Modulação de Amplitude de Pulso da TCC (TCC PWM) é usado com o solenóide da Embreagem do Conversor de Torque para a aplicação e desacoplamento da embreagem do conversor de torque. Este controle é executado pelo Módulo de Controle do Conjunto de Tração (PCM) através da oscilação da porcentagem do período de energização do ciclo de trabalho do solenóide, conforme os diversos sinais de entrada do PCM. Este dispositivo é uma adição ao controle ON/OFF do solenóide TCC. Ciclo de Trabalho O solenóide PWM TCC funciona em ciclo de trabalho negativo, significando que o lado da massa (negativa ou baixa) no circuito do solenóide é controlado pelo PCM. Portanto, o solenóide PWM TCC é constantemente alimentado com aproxima-damente 12 volts no lado de alta (positivo) e o PCM controla o período de tempo em que o caminho para a massa do circuito elétrico é mantido fechado (i.e, ciclo de trabalho). Quando o PCM fechar o circuito de massa do solenóide, o fluxo de corrente flui no solenóide PWM TCC e no circuito de massa (ou lado negativo) a tensão elétrica será baixa (0 volt e o solenóide energizado).
Legenda: 1 Carcaça 2 Induzido 3 Sede do Escapamento 4 Anel vedador interno 5 Anéis vedadores 6 Esfera Dosadora 7 Sede da Entrada 8 Conjunto da Bobina 9 Terminal do Conector A Fluido do Limite de Alimentação do Atuador (AFL) B Escapamento C Fluido do Sinal da Embreagem do Conversor de torque (SINAL TCC) O solenóide TCC é uma válvula de escapamento normalmente aberta usada para controlar a aplicação e a desaplicação da embreagem do conversor de torque. Quando for conectado à massa (ligado) pelo PCM, o solenóide TCC interromperá a alimentação do conversor. Isto causará aumento na pressão de alimentação do conversor e a válvula TCC passará à posição aplicada. – Existem dois códigos de falhas associados ao solenóide de ativação da TCC. O primeiro é DTC P0740 Falha no Circuito do Solenóide de Ativação da Embreagem do Conversor de Torque. O objetivo do DTC P0740 é detectar falha no circuito elétrico do solenóide de ativação da TCC. Enquanto houver gravação de DTC P0740, o PCM inibirá a 4ª marcha se a caixa de mudanças automática estiver no modo aquecido, e a TCC não estiver funcionando. O segundo código de falhas associado ao solenóide de ativação da TCC é DTC P0741 Sistema da Embreagem do Conversor de Torque Emperrada na Posição Ativada. O objetivo do DTC P0741 é detectar não desacoplamento do solenóide de ativação. Isto é feito através de monitoramento da rpm do motor quando o solenóide da TCC está ligado. Se não houver aumento de rotação do motor quando o solenóide TCC estiver desacoplado haverá gravação de DTC P0741. Enquanto houver gravação de DTC P0741, a TCC estará ativada em todas as marchas, ou em 2ª, 3ª e 4ª dependendo da falha, e a caixa de mudanças automática apresentará padrão antecipado de mudança. Veja e imagem do fluxo do fluido no link -> https://i.ibb.co/6rDRpvh/Fluxo.jpg Legenda A Fluido de Alimentação do Conversor B Escapamento
A figura ilustra um exemplo de solenóide PWM TCC funcionando em ciclo de trabalho negativo de 90%, freqüência operacional contínua de 32 Hz (ciclos por segundo). A freqüência significa que o solenóide recebe pulsos (é energizado) com corrente do PCM, 32 vezes por segundo. O ciclo de trabalho negativo 90% significa que durante estes 32 ciclos, o solenóide é energizado (ativado) e a tensão elétrica no lado de baixa (negativo) no circuito é 0 volt 90% do tempo. Nas velocidades abaixo de aproximadamente 13 km/h, o ciclo de trabalho negativo será 0%; isto significa que não haverá fluxo de corrente no solenóide PWM TCC, que estará desativado. Nesta condição, a ação da mola fará mover o êmbolo, assentando a esfera dosadora e impedindo a entrada de fluido do Limite de Alimentação do Atuador (AFL) no circuito do Sinal da Embreagem do Conversor (Sinal TCC). Isto fará abrir o circuito de fluido do sinal da Embreagem do Conversor para a descarga, através do solenóide. Nas velocidades acima de aproximadamente 13 km/h, o solenóide PWM TCC funcionará em ciclo de trabalho de aproximadamente 90%. Isto fará com que a esfera dosadora feche o caminho para a descarga a maior parte do tempo e permita a passagem do fluido AFL pela esfera dosadora e para o circuito do Sinal TCC, tornando disponível a aplicação da embreagem do conversor de torque (TCC). Quando o PCM emite comando para aplicação da TCC, o solenóide PWM TCC funciona em ciclo de trabalho negativo variável, entre 90% e 0%, em freqüência operacional de 32 Hz. Isto permite que o PCM controle o fluxo de corrente na bobina do solenóide, gerando um campo magnético variável, que magnetiza o núcleo do solenóide, atraindo a esfera dosadora para a sede sob ação de mola. A alta porcentagem de ciclo de trabalho manterá a esfera dosadora assentada durante um período mais longo, e portanto gerando sinal mais alto de pressão de fluido TCC. Veja o segundo exemplo de funcionamento
Funcionamento do Solenóide PWM TCC Quando a velocidade do veículo aumentar acima de aproximadamente 13 km/h, o PCM irá alterar de 0 % a 90% (ponto “A”) o ciclo de trabalho do solenóide PWM TCC, tornando disponível a aplicação da embreagem do conversor de torque. Para aplicar a embreagem do conversor de torque, o PCM observará o seguinte procedimento: – O ciclo de trabalho será reduzido a 0% (ponto “B”) e será permitida uma quantidade mensurável de tempo para que o solenóide Liga/Desliga da TCC seja ativado. Isto é indicado pelo período de tempo compreendido entre os pontos “B” e “C”. Observe que no ponto “C”, o solenóide TCC Liga/ Desliga está ativado. – O período entre o ponto “C” e “D” é usado para que haja aumento de pressão no fluido de alimentação do conversor (CONV FD) e a válvula da embreagem do conversor passe à posição de aplicação. – Neste momento, com o solenóide TCC Liga/Desliga aplicado, o PCM aumentará o ciclo de trabalho a aproximadamente 26% (ponto “E”). A partir deste ponto, o ciclo de trabalho aumentará rapidamente a 82% (ponto “E” a “F”). A razão do aumento do ciclo de trabalho acima deste período determina a velocidade de aumento do valor do fluido de aplicação regulada, e portanto, determina a velocidade de aplicação da embreagem do conversor de torque. Esta razão de alteração também afeta a resposta na aplicação da embreagem do conversor. – Assim que atingir 82%, o ciclo de trabalho será imediatamente aumentado até o máximo de 90%, para atingir pressão de aplicação total no circuito regulado de aplicação de fluido (ponto “G”). O ciclo de carga e a pressão de aplicação irão oscilar continuamente conforme a especificação do veículo e as condições operacionais. Circuitos do solenóide da caixa de mudanças.
Descrição do circuito – O PCM energiza a válvula solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) gerando caminho de massa no circuito 422. Quando o circuito 422 for conectado à massa (energizado) pelo PCM, a embreagem do conversor de torque (TCC) interromperá o sinal de exaustão de óleo do conversor. Isto causará aumento no sinal de pressão de óleo no conversor e movimento da válvula TCC. A válvula solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) será desenergizada quando o PCM deixar de fornecer caminho de massa. Quando a válvula solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) for desenergizada, e a válvula drenará fluido e a TCC será liberada. – O DTC P0741 é referente à determinação de falha mecânica e resultará em emperramento da embreagem do conversor de torque (TCC) ativada. Uma falha elétrica no circuito solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) que tenha causado emperramento da embreagem do conversor de torque (TCC) ativada será diagnosticada no DTC P0740. – Quando o PCM detectar pequeno patinamento no conversor de torque após emitir comando para desligamento da TCC, haverá gravação do DTC P0741. Controle PWM do solenóide da TCC O PCM utiliza o solenóide de aplicação de amplitude modulada de pulso da TCC para acoplar a embreagem do conversor de torque regularmente, após a energização do solenóide TCC On-Off. Através da variação da modulação de amplitude de pulso do ciclo de carga, o PCM poderá acoplar lentamente a embreagem do conversor de torque, permitindo acoplamento muito suave da TCC. Controle do solenóde de ativação da TCC Somente caixa de mudanças automática O PCM é usado para abrir ou fornecer caminho de massa para a válvula do conversor de torque. Quando o PCM fornece caminho de massa , o solenóide TCC é considerado ligado e a tensão elétrica deverá estar próxima de 0 V. O PCM utiliza o solenóide de ativação TCC e o solenóide PWM para controlar a embreagem do conversor de torque. Controle do solenoide de mudanças 1-2 Somente caixa de mudanças automática O PCM é usado para abrir ou fornecer caminho de massa para o solenóide de mudanças 1-2. Quando o PCM fornece caminho de massa, o solenóide de mudanças 1-2 é considerado ligado e a tensão elétrica deverá ser 0 V. TESTES: DTC P0740 PCM V6 – Falha no Circuito do Solenóide de Energização da Embreagem do Conversor de Torque. 1. Instale o TECH 2. 2. Chave de ignição ligada, motor desligado. Importante: Antes de apagar os DTCs, use o TECH 2 para registrar o histórico de DTCs. A função “Apagar Códigos” irá apagar os dados. 3. Grave o histórico de dados. 4. Apague o histórico de DTCs. Há gravação dos DTCs? – P0753 – P0730 – P0785 – P1860 1. Verifique o fusível F32. 2. Se houver interrupção no fusível, inspecione os componentes abaixo quanto a condição de massa: – Circuito 339 – Solenóides – Conjunto do chicote elétrico da caixa de mudanças automática 3. . Foi identificado e curto-circuito com a massa? 1. Desligue a chave de ignição. 2. Desfaça a conexão do conector de passagem da caixa de mudanças automática (poderá haver gravação de outros códigos). 3. Chave de ignição desligada. 4. Conecte uma lâmpada de teste entre a cavidade “E” do chicote elétrico ponte J-39775 e a massa. A lâmpada de teste se acende? Importante: A condição que afeta este circuito poderá existir em outras ramificações de conexão no circuito. Consulte “Diagramas Elétricos” sobre o circuito completo de distribuição de energia. 1. Repare a interrupção ou curto-circuito com a massa no circuito 339 de alimentação da chave de ignição à válvula solenóide da caixa de mudanças. A ação está completa? 1. Instale a lâmpada de teste entre as cavidades “E” a ‘T’ do chicote elétrico. 2. Usando a função de controle de dispositivos no TECH 2, ligue e desligue três vezes a válvula solenóide TCC. A lâmpada de teste se acende quando a válvula TCC é ligada e apaga quado a válvula é desligada? 1 Verifique o circuito 422 quanto a interrupção, curto-circuito com a massa ou curto-circuito com a alimentação elétrica. 2. Repare o circuito conforme necessário. Foi identificado e reparado algum problema? 1. Usando o adaptador de teste J-35616, meça a resistência entre o terminal “T” e o terminal “E”. A resistência está conforme o valor especificado? -> 21 - 33 OHMs Meça a resistência entre o terminal “E” e a massa e a seguir entre o terminal “T” e a massa. Os dois valores estão acima do valor especificado? -> 250K Ohms Faça os testes e me informe os resultados. De acordo com os resultados que você tiver, eu te passo os procedimentos de reparo caso seja necessário.